DestaqueMunicípiosNotícias

Raio atinge rebanho e mata 18 ovelhas no interior do Piauí

Criador colocou os animais mortos no carro e os enterrou (Foto: Giselda/Arquivo Pessoal)

Um fato que ocorreu durante a tarde da quarta-feira (12) na zona rural de Elesbão Veloso, Sul do Piauí, assustou a comunidade e deixou um criador de caprinos desolado. Pelo menos 18 ovelhas morreram e a suspeita é de que um raio que caiu durante forte chuva atingiu o rebanho.

Conforme relatos da dona de casa Maria das Dores Nunes, 41 anos, ela e os dois filhos pequenos estavam dentro de casa no momento da chuva quando ouviram um forte barulho. “Quando a gente foi na porta ver o que tinha acontecido já vimos os animais caindo. Muito triste. Não tinha o que fazer”, relatou.

A mulher contou ainda que a rede elétrica foi atingida e fios caíram no quintal da residência provocando um pequeno incêndio. Vizinhos foram até a casa da família na tentativa de ajudar e fazer com que o fogo não se alastrasse.

“Graças a Deus não atingiu a casa e a gente não sofreu nada. Mas é uma pena que os bichos tenham morrido”, falou Das Dores.
A dona de casa não soube informar quantos animais ao todo havia no rebanho, mas disse que poucos sobreviveram. No momento em que o fato ocorreu, o marido de Das Dores não estava em casa e quando chegou retirou as ovelhas mortas do quintal e levou na carroceria da caminhonete para enterrá-las em um terreno próximo.

Cuidados

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais orienta sobre alguns cuidados para se proteger dos raios. Se possível, deve se evitar lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica.

Também devem ser evitados certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade como: topos de morros ou cordilheiras; topos de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio esta prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão.

G1

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias