DestaqueMunicípiosSão Julião

Realizada em São Julião reunião que define Termo Regulatório para alocação de água do açude Piaus

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 28 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Julião – PI uma reunião com membros da Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério Público, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), DNOCS, membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Canindé e Piauí e demais representantes dos municípios abastecidos pelo Sistema Adutor de Piaus.

Durante a reunião foram debatidos diversos temas relevantes sobre a alocação de água do açude de Piaus e medidas de contingenciamento para conter a crise hídrica que se intensifica na região.

“Situação de Piaus é crítica e requer medidas urgentes”. disse Flávio, da ANA – Foto: Jeremias Carvalho

“Neste momento a situação é de alerta, o reservatório Piaus encontra-se em situação crítica e teremos que criar um Termo Regulatório em conjunto com objetivo de gerenciar essa pouca água que existe pelos próximos oito meses”, informou Flávio, representante da Agência Nacional de Águas.

No Termo Regulatório os representantes presentes à reunião propôs entre muitas alternativas a instalação de hidrômetros em todas as residências, intensificação no combate ao furto e desvios de água e uma redução do fornecimento para os municípios abastecidos pelo Sistema Adutor de Piaus.

O racionamento já foi autorizado pelo governador do estado, Wellington Dias, e a empresa responsável pelo gerenciamento do mesmo será a AGESPISA.

“Vamos reduzir a retirada de água de Piaus em 15%”, disse Gesiel, da AGESPISA – Foto: Jeremias Carvalho

Indagado sobre a forma como será gerenciada a redução do fornecimento de água o representante da AGESPISA, Gesiel, explicou que a empresa estuda baixar o abastecimento geral da adutora dos atuais 33 litros por segundo para apenas 28.

 “Pretendemos estipular uma meta geral de apenas 75 litros de água diários por pessoa nos cinco municípios abastecidos. Hoje os municípios recebem entorno de 88 litros diários por pessoa, com essa medida queremos reduzir entorno de 15% da retirada de água do açude Piaus”, explicou Gesiel.

O Termo Regulatório de alocação de água de Piaus com todas as medidas a serem adotadas será publicado nos próximos dias no portal da Agência Nacional de Águas (ANA) e demais sites institucionais.

 

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar