DestaqueSão Julião

Representante de São Julião participa de Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde em Teresina

O nutricionista Severiano Gomes representa o município de São Julião em Teresina no encontro de novos gestores de saúde dos municípios piauienses. Durante o encontro os novos secretários municipais de saúde estão tendo a oportunidade de entender o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais da área durante o Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde, que teve início nesta quarta-feira (8) e vai até amanhã. O evento é uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS), da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e conta com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

DSC_0538.JPG

O acolhimento aos gestores foi feito pela presidente do COSEMS e secretária de Saúde de Beneditinos, Leopoldina Cipriano, que explicou a necessidade da promoção do evento.

DSC_0523.JPG

“Esse é um momento para o acolhimento aos novos secretários que assumiram esse o desafio de gerir a saúde local, como também será promovida a integração desses atores, proporcionando a troca de inquietações e aspectos que são comuns aos gestores”, explica Leopoldina.

Uma das metas do COSEMS para 2017 é garantir os repasses do cofinanciamento da saúde que estão em atraso, bem como a ampliação para os setores de saúde mental e vigilância ambiental.

Em seu pronunciamento, o presidente da APPM, Gil Carlos, afirmou que o maior desafio da saúde é a concreta universalização do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a todos os cidadãos de maneira satisfatória.

DSC_0559.JPG

“Se, como gestores municipais, conseguirmos concentrar nossos esforços na Atenção Básica, que é a responsabilidade legal dos municípios, resolveremos 85% das demandas em saúde da população. Para isso, necessitamos do apoio dos demais entes e do comprometimento de todos”, pontuou o presidente.

O seminário contou com palestras como a do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, abordando as perspectivas da gestão estadual do Sistema Único de Saúde no Estado e do presidente Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Mauro Juqueira, falando sobre ser gestor e fazer gestão em saúde.

Severiano Gomes representa São Julião no Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde

Confira a programação: 

cosems.jpgAPPM/PI

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias