DestaqueMunicípiosNotícias

Representantes de seis municípios se reúnem em Fronteiras para cobrarem melhorias na segurança pública da região; veja fotos

Representantes de seis municípios da região estiveram reunidos nesta manhã de quinta-feira, 22 de março, no auditório Dona Quinô, na Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras – PI, participando  da I Audiência Pública Regional sobre Segura Pública na Região.

Com o tema Segurança, Direito de Todos, a referida audiência contou com a participação dos prefeitos Dr. Jonas (São Julião), Maria José (Fronteiras – PI), Regina Coeli (Pio IX), Jorismar Rocha (Alagoinha do Piauí), vereadores e demais representantes dos municípios de São Julião – PI, Fronteiras – PI, Pio IX, Alegrete do Piauí, Alagoinha do Piauí e Vila Nova do Piauí.

Prefeita de Fronteiras, Maria José esteve participando da audiência – Foto: Portal É Notícias

Esteve participando também da audiência o juiz da Comarca de Fronteiras – PI João Manoel de Moura Ayres, a delegada da Polícia Civil de Fronteiras – PI, Robiane Belém, comandante da 4ª Cia de Polícia de Fronteiras Tenente Gílson, representante da Policia Rodoviária Federal (PRF) Fábio Ramalho, o deputado B. Sá Junior, o pároco da Paróquia de Fronteiras Padre Gregório Leal Lustosa e o líder da Assembleia de Deus de Fronteiras Pastor Jaime Agripino Ribeiro.

Durante a audiência cada município expôs os problemas enfrentados relacionados à segurança pública e elencou melhorias a serem cobradas das autoridades competentes. “Sabemos que segurança pública não depende só da polícia, mas de cidadãos conscientes dos seus deveres, no entanto para que a polícia trabalhe, ela precisa de incentivos”, lembrou a prefeita de Fronteiras, anfitriã do evento, durante a sua fala.

Representantes de seis municípios estiveram presentes à audiência – Foto: Portal É Notícias

Para o prefeito de São Julião – PI, Dr. Jonas Bezerra de Alencar, a discussão durante a audiência pública se faz necessária. “É preciso contemporanizar a segurança, para que saibamos o que e a quem cobrarmos, essa questão deve ser vista por todos com bons olhos, pois precisamos alavancar os nossos índices de segurança pública”, disse o prefeito em um dos trechos de sua fala.

O prefeito de Alagoinha do Piauí, Jorismar Rocha parabenizou os idealizadores da audiência e disse que seu município passa por problemas semelhantes aos demais municípios da região. “Alagoinha do Piauí sofre assim como os demais municípios nessa questão da segurança, precisamos de um maior efetivo policial e de uma maior integração das polícias da região”, disse Jorismar Rocha.

Membros classistas participaram a audiência – Foto: Portal É Notícias

Para a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, a polícia de seu município vem fazendo um bom trabalho, mas seu município é extenso e falta mais policiais para uma maior cobertura. “O efetivo policial é muito pouco, é preciso de um maior efetivo e também que se deem condições de trabalho à polícia”, disse a prefeita.

Em um dos pontos altos da audiência, representantes de Vila Nova do Piauí fizeram uma manifestação pela morte do jovem João Paulo, que morreu nesta quarta-feira, 21 de março, vítima de violência. “Pedimos por justiça, Vila Nova do Piauí pede justiça, luto por João Paulo”, dizia a jovem ao discursar ao tempo em que um cartaz era exposto por familiares a todos os presentes.

Evento foi realizado em Fronteiras – PI – Foto: Portal É Notícias

No uso de sua fala, o juiz da Comarca de Fronteiras, João Manoel de Moura Ayres, parabenizou os idealizadores da audiência e disse que “é muito louvável e importante uma discussão sobre segurança pública com a participação e o envolvimento de todos”.

O evento contou também com a participação ativa de vereadores dos seis municípios presentes que elencaram através de documento suas demandas. Os parlamentares e os demais presentes lamentaram também a ausência de representantes do Estado e da Secretaria de Segurança na Audiência Pública.

Tenente Gilson da 4ª Cia de Polícia Militar de Fronteiras – Foto: Portal É Notícias

“É lamentável que uma audiência pública dessa importância não tenha a participação de nenhum representante do Estado. Fica nosso desabafo com essa tamanha falta de respeito”, disse o vereador de Pio IX, Jonjon.

Segundo o vereador pelo município de São Julião – PI, Professor Neto, autor do Requerimento para a realização da audiência, as discussões foram válidas e servirá para documentar as cobranças dos municípios da região junto às autoridades competentes.

Prefeito de São Julião – PI, Dr. Jonas Bezerra de Alencar – Foto: Portal É Notícias

De acordo com a presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de São Julião – PI, Antônia Maria, mesmo com a ausência dos representantes do Governo do Estado, a audiência foi muito proveitosa e todas as propostas, idéias e cobranças discutidas serão documentadas em ata e enviadas às autoridades estaduais.

“Vamos documentar em ata assinada por todos os participantes e enviar junto com as demandas de cada município e com certeza esperamos um resultado positivo”, disse a vereadora Antônia Maria.

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias