DestaqueNotícias

Revisão cancela cerca de 80% dos benefícios do INSS no Piauí

Revisão cancela cerca de 80% dos benefícios do INSS no Piauí

Dados obtidos pelo ODIA junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) apontam que 77,7% dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) a piauienses foram cancelados após a revisão que está sendo feita pelo órgão. No Piauí, foram realizadas 2.746 perícias com 2.136 benefícios cancelados.

Ainda de acordo com os dados, a ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 426 benefícios. Além disso, 440 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 99 em auxílio-acidente, 17 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 54 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional. No estado, 8.117 benefícios de auxílio-doença serão revisados. A economia anual estimada até agora é de R$ 37,5 milhões.

O pente-fino nos benefícios está sendo feito com o objetivo de evitar irregularidades e pagamentos indevidos. Todos os beneficiários estão sendo convocados por meio de cartas. Após o recebimento, o segurado tem cinco dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. O beneficiário que não atender à convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso até regularizar a situação.

A expectativa do INSS é convocar 1,5 milhão de pessoas que estão sem perícia há mais de dois anos. Dessas, 530 mil recebem o auxílio-doença e mais de 1 milhão são aposentados por invalidez com menos de 60 anos.

Mayara Martins – O DIA

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar