Destaque

Saiba até quantas vezes se pode pegar dengue, zika e chikungunya

A dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pela fêmea do mosquito aedes aegypti, e também pelo seu “primo”, o aedes albopictus. As três são arboviroses são epidêmicas e prevalentes no calor, em tempo úmido e em algumas regiões do Brasil, mas pode ocorrer a qualquer momento. 

Atualmente, o Piauí vive um surto de dengue e chikungunya, com aumento explosivo de casos. O Portal É Notícias responde agora quantas vezes a doença pode acometer os seres humanos. Veja abaixo!

Sintomas da dengue, zika e chikungunya – Foto: Reprodução

Dengue – 04 vezes

Existem quatro sorotipos de dengue, de 1 a 4, sendo que prevalecem os tipos 1 e 2. Após se infectar por um deles, cria-se uma imunidade permanente para ele, ou seja, essa pessoa não pode mais desenvolver a dengue por aquele sorotipo, somente por outros. Então, cada brasileiro pode, em tese, desenvolver dengue até quatro vezes na vida. O problema é que, a cada vez que você pega, é maior o risco de ter uma dengue hemorrágica. Por isso, a quem teve dengue é indicada a vacina.

Aedes aegypti, principal mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – Foto: Reprodução

Chikungunya – 01 vez

Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os principais sintomas da febre chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos que podem demorar dias e até meses.

Zika vírus – Não sabe ainda

Não é possível afirmar que a imunidade seja protetora por toda a vida. Até o momento, os cientistas não sabem afirmar de certeza se a pessoa se torna imune ao zika após contrair a doença uma vez. Embora, a zika seja menos grave que a dengue e a febre chikungunya, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus zika e o surto de microcefalia na região Nordeste, após resultado de exame de um bebê que nasceu com microcefalia e outras más-formações congênitas no Ceará.

Saiba até quantas vezes se pode pegar dengue, zika e chikungunya

Prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenção seria a vacina, que já está em fase de testes em humanos. Enquanto ela não chega, a forma mais eficaz de evitar as arboviroses é reduzindo as chances de ser picado pelo mosquito. Combata a procriação do aedes aegypti evitando manter água armazenada em vasos de plantas, poças, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso ou manutenção e até tampas de garrafa e pratos de plantas ou outros depósitos. Sobre os sintomas, estes podem ser parecidos entre as três doenças, mas o tratamento é diferente para cada uma delas. A dica é: procure o posto de saúde mais próximo se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias