Picos

Saiu de Picos: Ônibus clandestino é apreendido com 14 passageiros com destino a SP

Ônibus clandestino é apreendido com 14 passageiros com destino a SP

Um veículo clandestino foi apreendido com 14 passageiros, sendo três crianças, na cidade de São João do Piauí, nesta quinta-feira (21). O veículo saiu da cidade de Picos como destino  ao estado de São Paulo.

Clemilson Resende Santana,  Supervisor de Fiscalização da ANTT (Agência Nacional Transporte Terrestres, alerta que entre os meses de março e maio mais de 50 veículos clandestinos foram apreendidos no Piauí.

“As principais irregularidades encontradas no transporte clandestino dizem respeito aos itens de segurança: parabrisa trincado, extintor de incêndio vencido, pneu careca, transporte de produtos perigosos no bagageiro, ausência de martelo de segurança nas saídas de emergência, falta de treinamento dos motoristas para o transporte de pessoas e ausência do seguro obrigatório para essas viagens”.

A apreensão contou com o apoio do 2ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar do Piauí. O supervisor pede que a população ajude a denunciar o transporte irregular de passageiros por meio site oficial da ANTT ou pelo número da ouvidoria 166.

De acordo com a ANTT, “após consultas aos sistemas, constatou-se que o veículo possuía mais de 30 infrações por excesso de velocidade.  Os passageiros foram encaminhados para o Terminal Rodoviário da cidade e o veículo ficará apreendido no pátio credenciado da ANTT. A multa por realizar transporte clandestino de passageiros é de R$ 7.800,00 além do infrator arcar com todas as despesas de guincho, pátio, alimentação e hospedagem dos passageiros até o destino final”.

Clemilson Resende relata ainda que, nesse tempo de pandemia, a equipe está intensificando a fiscalização quanto a sanitização e higienização dos veículos.

“No transporte regular, além do veículo precisar passar por um processo de higienização no início da viagem, também é necessário nos pontos de paradas fazer essa limpeza. Ao passo que no transporte clandestino não há uma garantia desse tipo de limpeza. Nós reforçamos que os usuários somente utilize os transportes regulares para viagens e deslocamentos”.

 Clemilson Santana (Foto: arquivo pessoal)

Volta do Sul e Sudeste

O supervisor acrescenta que muitos piauienses estão retornando dos estados do Sul e Sudeste devido o desemprego durante a pandemia do novo coronavírus.

“Eles estão retornando do Sul e Sudeste pela falta de emprego e, pela falta de dinheiro, eles optam por voltar via transporte clandestino. Agora é um barato que sai caro: muitas vezes esses ônibus quebram na estrada. Prova disso, é esse que nós fizemos a apreensão hoje, que no começo da viagem estourou o pneu e podia até resultar em um acidente grave”.

Acidades

Os ônibus irregulares por não ter todos os itens obrigatórios de segurança podem se envolver mais facilmente em  acidentes graves.

“Essas pessoas podem se envolver em acidentes, que vão ocupar leitos de hospitais, tirando assim as vagas de leitos de UTI com coronavírus. Então, a gente está em uma campanha forte, inclusive, do Maio Amarelo, para alertar a população a respeito desses perigos e diminuir o número de acidentes. O fluxo aumentou muito porque o sistema regular está ativo, as empresas não foram proibidas de fazer transpor interestadual, mas o fluxo de passageiro diminuiu bastantes”.

Fonte: Carlienne Carpaso/Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias