DestaquePolítica

De pai para filhos, de marido para esposa: A Oligarquia de Themístocles Filho

Após apuração dos votos computados nas eleições que aconteceram neste domingo (02), o Piauí pôde conhecer os parlamentares que vão compor a câmara dos deputados estadual e federal pelo estado.

Com a lista dos parlamentares eleitos ficou evidente as candidaturas de núcleos familiares dominando a política piauiense. Um dos exemplos da oligarquia que domina o estado há décadas, o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Themistocles Filho conseguiu mostrar o domínio de um “curral eleitoral” tão bem estabelecido, que obteve êxito na reeleição dos filhos Marcos Aurélio Sampaio como Deputado Federal e Felipe Sampaio para o cargo de Deputado Estadual.

Foto: Reprodução

Além dos filhos, que agora vão compor as vagas no legislativo piauiense a nível estadual e federal, Themistocles foi eleito vice-governador. Para completar a família, sua esposa, Ivanaria Sampaio, foi eleita prefeita do município de Esperantina nas eleições de 2020.

A cidade de Esperantina é um dos principais redutos eleitorais da família “Sampaio” há décadas.

A palavra Oligarquia é de origem grega e significa, “governo de poucos”, desta forma fica evidente a sensação para a maioria esmagadora dos piauienses de que são sempre os mesmos grupos de pessoas e famílias que ocupam cargos de poder no governo, perpetuando uma elite econômica no Piauí.

O pai de Themistocles também tem histórico na política do estado, tendo ocupado os cargos de vereador, no município de Esperantina, deputado estadual e federal.

Fonte: Portal R10

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias