São Julião

São Julião: Relembre o time do povoado Mandacaru do início da década de 80

Foi lá pelo final da década de 70 e início da de 80, não consigo precisar o ano, mas lembro muito bem porque acompanhava o meu pai para assistir aos jogos de futebol, nas tardes de domingo, no povoado Mandacaru, distrito de São Julião-PI.

O campo de jogo localizava-se após as últimas casas do povoado, às margens da BR-230, no sentido Picos, à esquerda, em um terreno de propriedade do senhor Anísio Demóstenes, próximo a ponte que corre o riacho que desemboca no açude que banha a cidade de São Julião.

O senhor Nicolau, filho do dono do terreno que abrigava o campo, era o principal dirigente esportivo do lugar e era também atleta, atuava pela famosa ponta esquerda. O meu pai, Valdenor do Bié, defendia o time atuando na lateral esquerda. Apesar da equipe ser de Mandacaru, era frequente a busca de reforços para enfrentar, de igual para igual, os adversários da região, quer jogando em casa ao fora.

Um dos reforços mais frequentes era o que ocupava a posição de goleiro, Fransquinho da Fonte, de São Julião, era o preferido; no meio de campo, Marino, da localidade Almoço, município de Fronteiras. O time contava com outros jogadores que não residiam no povoado, porém eram considerados da casa, por atuarem frequentemente pela equipe.

Para representar com propriedade este período histórico, segue a foto abaixo e a descrição nominal dos atletas.

Time do povoado Mandacaru – Foto: Francisco de Assis Sousa

Em pé: Satilo (In memoriam), Fransquinho da Fonte, Dos Santos, Pedro do Zé Justino, Marino do Almoço (In memoriam) e Valdenor;

Agachados: Dozinho, Joaquim da Cepisa ou da Valda do finado Cícero, Nicolau do Anísio, Chico Primo (In memoriam) e Tuído.

Aparecem também na foto, os torcedores: Sulino do Chico Nozinha e Luiz Neto do finado Lôro.

Fonte: Blog do Professor de Assis Sousa/TV Verdes Campos Sat

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar