MunicípiosAlagoinha do PiauíDestaqueNotícias

Semana do aleitamento materno reforça importância da amamentação em Alagoinha do Piauí; veja fotos

A Prefeitura municipal de Alagoinha do Piauí – PI, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento organizaram atividades alusivas à Campanha Nacional do Ministério da Saúde em alusão à Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto), onde reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

No decorrer da primeira semana de agosto, os profissionais de Saúde das ESF – Estratégias Saúde da Família fizeram atividades tais como roda de conversa, palestras e exposição de material referente a campanha de Amamentação exclusiva até o 6º mês de vida, mostrando a importância e os benefícios do leite materno para o recém-nascido e a mãe, além de fortalecimento do vinculo mãe-filho e interação afetiva de ambos.

De acordo com a secretária de Saúde de Alagoinha do Piauí, Amélia Sá, é de suma importância reforçar a amamentação. “O leite materno é importante para o bebê adquirir resistência às doenças, além de ser gratuito, é um alimento completo e nutritivo”, ressaltou a secretária.

Entre as principais dificuldades para a amamentação exclusiva, atualmente, estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno ao trabalho. Por este motivo, a campanha é um importante instrumento para sensibilizar a sociedade quanto aos benefícios do leite materno no desenvolvimento saudável da criança. Segundo OMS e UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

Veja as imagens da campanha em Alagoinha do Piauí:

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias