DestaqueMunicípiosSão Julião

Serviços ofertados pelo Banco do Brasil serão encerrados em agências dos Correios de São Julião e outras 113 cidades do Piauí

Serviços de banco postal nos Correios do Piauí serão encerrados dia 11 de outubro – Foto: Jeremias Carvalho

A partir do dia 11 de outubro, os serviços de banco postal ofertados pelo Banco do Brasil serão encerrados em diversas agências dos Correios do Estado do Piauí. São Julião – PI é um dos municípios que terão os serviços de banco postal encerrados.

De acordo com Garnizer Nogueira, chefe da Empresa de Correios e Telégrafos de São Julião – PI, a medida será aplicada em agências de 114 municípios do Piauí e o motivo seria a falta de segurança e estrutura das agências instaladas nestes municípios.

O aviso de encerramento do serviço já encontra anexo ao portão de entrada da sede dos Correios e deixou a população da pequena cidade bastante preocupada.

“Todo início de mês eu me desloco com meu pai idoso até a sede de São Julião para sacar o benefício dele, agora se os Correios encerrar o serviço teremos que ir a Fronteiras ou a Picos e será bem mais difícil”, lamentou José, que reside no povoado Piaus.

Notícia de encerramento dos serviços do banco postal deixou população preocupada – Foto: Jeremias Carvalho

Motivo do fechamento

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, uma ação de 2008 pedia a instalação de equipamentos de segurança nas unidades a fim de evitar os assaltos, principalmente no interior do Estado.

“Essa discussão se origina de uma ação na Justiça do Trabalho que requeremos em 2008 por causa dos assaltos constantes. O Ministério Público do trabalho levou a ação civil pública adiante”, disse o diretor jurídico do sindicato, José Rodrigues.

Uma primeira vitória, segundo o sindicalista, foi a instalação de segurança armada nos Correios. “Em 2010 foi decidida a instalação de um segurança, como pessoa física, mas sem definição a respeito da porta giratória, já que a empresa entrou com recurso. No ano passado veio a decisão de colocar porta giratória em todas as agências do Estado”, explicou Rodrigues mencionando decisão do TST sobre o assunto.

O sindicalista relata que a empresa alega não ter recursos para cumprir a decisão e por isso optou pelo fechamento.

“A empresa fala da questão financeira para ao invés de cumprir a decisão judicial, decidir fechar as 114 agências. Fala-se que decisão judicial não se discute, se cumpre. Mas, no Brasil, e principalmente no Piauí é desse jeito”, comentou Rodrigues ao apontar questões políticas como o pano de fundo para a manutenção das agências abertas, sem mecanismos de segurança.

Aviso de encerramento das atividades do banco postal nos Correios de São Julião – Foto: Jeremias Carvalho
Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias