MunicípiosNotíciasPio IX

Surto de meningite em cidade vizinha a Pio IX preocupa toda a região

Surto de meningite preocupa população de cidade vizinha Pio IX

Informações circuladas em redes sociais de um possível surto de meningite e a confirmação de três casos que resultaram em dois óbitos de parambuenses nessa ultima semana, vem deixando a população preocupada.

Neste domingo (21), a Secretária Municipal de Saúde de Parambu, interior do Ceará, Dra. Enilzete Noronha, divulgou um áudio através do WhatsApp confirmando três diagnósticos da doença, o que resultou em duas mortes e um terceiro paciente internado em Fortaleza.

A secretaria afirma que a situação é preocupante, mas não é momento para pânico ou por procura de medicação. Ela garante que para cada caso diagnosticado, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado abriu protocolo de investigação epidemiológica para identificar e isolar uma possível transmissão da doença.

Óbitos

Francisco Paulo Pereira da Silva

A Secretária de Saúde confirmou dois óbitos diagnosticados para a doença nessa ultima semana em Parambu. O primeiro foi do Sr. Francisco Pereira dos Santos, 53 anos, residente na Fazenda Bom Sucesso, Vila de Santa Rita. Segundo a secretária, o diagnostico aponta para meningite bacteriana. Já a segunda morte em investigação é a do jovem Francisco Paulo Pereira da Silva (foto), 24 anos, residente em Lajes – Oiticica, faltando apenas o laudo do Serviço de Verificação de Óbito – SVO, para o diagnostico conclusivo.

Segundo a secretária, é possível que os dois pacientes que vieram a óbito tenham tido contato de trabalho nas ultimas semanas, o que será apurado no protocolo de investigação epidemiológica. “Recebemos uma informação que os dois trabalharam juntos em uma construção e vamos apurar se procede essa informação”, disse a secretária.

Inclusive, no caso da morte do jovem Francisco Paulo Pereira da Silva, ocorrida na ultima sexta feira, dia 19, em Fortaleza. A suspeita levantada inicialmente por familiares e amigos era para um possível caso de dengue, o que foi descartado.

Paciente internado

A secretária explica ainda que o paciente que está internado no Hospital São José, em Fortaleza, apresentou um quadro de meningite purulenta, possivelmente causada por conta de uma pancada sofrida na cabeça, em um acidente.

Enilzete Noronha também afirma que as pessoas que acompanharam as vítimas já foram medicadas e estão sendo acompanhadas e que está tentando junto ao Estado uma vacina para esses familiares. A vacina já existe para crianças e a secretaria vai fazer um levantamento de verificação dos cartões de vacina.

Juiz suspende atividades ao público

A comarca de Parambu informou por meio de comunicado que estava suspendendo suas atividades ao público por conta do surto da doença. Segundo o Juiz, Dr. Hyldson Masters, no município existe um surto de meningite, e três pessoas já registraram óbito após apresentar os sintomas da doença.

O que é Meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

Conheça os principais tipos de meningite existentes:

  • Meningite viral
  • Meningite bacteriana
  • Meningite fúngica.

Os sintomas mais comuns da meningite são:

  • Febre alta repentina
  • Forte dor de cabeça
  • Pescoço rígido
  • Vômitos
  • Náusea
  • Confusão mental e dificuldade de concentração
  • Convulsões
  • Sonolência
  • Fotossensibilidade
  • Falta de apetite
  • Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

Bebês recém-nascidos portadores de meningite também podem apresentar febre, dor de cabeça, vômitos, confusão, rigidez corporal, moleira tensa ou elevada e inquietação. Às vezes, apenas irritabilidade em crianças ou choro fácil, diferente do normal, pode ser um indício de uma meningite.

Diagnóstico e exames

Dependendo da causa, meningite pode levar a complicações mais grave e pode, inclusive, levar o paciente à morte. Por isso, é muito importante que, ao primeiro sinal da doença, você procure um especialista para que ele possa fazer o diagnóstico. Se confirmada a doença, o tratamento deve começar imediatamente.

Na consulta, descreva todos os seus sintomas e tire todas as suas dúvidas. Esteja preparado, também, para responder às perguntas do médico. Veja alguns exemplos:

Prevenção

Meningite é geralmente resultado de contágio entre duas pessoas. Vírus e bactérias causadores da doença podem ser transmitidos via tosse, espirro, beijo ou compartilhamento de itens pessoais. Por isso, é importante evitar ficar muito próximo a pessoas portadoras de meningite.

Além disso, seguir algumas medidas básicas ajudam a prevenir a doença. Veja:

  • Lave sempre as mãos. Elas são a principal porta de entrada para muitas doenças
  • Não compartilhe itens de uso pessoal com outras pessoas, como cigarro, copos ou escovas de dente
  • Permaneça sempre saudável, com sistema imunológico funcionando corretamente
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca.

Blog do Abraão Barros

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias