DestaquePolítica

Datafolha divulga nova pesquisa para a eleição à Presidência

Datafolha divulga nova pesquisa para a eleição à Presidência

A terceira pesquisa Datafolha para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada nesta quarta-feira (19). O levantamento mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 45%. De acordo com a pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo e pela Globo, votos brancos e nulos somam 4% e indecisos, 1%.

Levantamento

Lula – 49%
Bolsonaro – 45%

Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 52% e Bolsonaro, 48%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos.

Votos válidos

Lula – 52%
Bolsonaro – 48%

A segunda pesquisa Datafolha para o segundo turno, divulgada há cinco dias, mostrava Lula com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Bolsonaro, com 44% – mesmos percentuais da primeira pesquisa. Brancos e nulos eram 5%, e 1% se diziam indecisos.

No primeiro turno, realizado no último dia 2, Lula teve 48,43% dos votos válidos – que desconsideram brancos e nulos –, enquanto Bolsonaro somou 43,20%. O segundo turno será realizado em 30 de outubro.

Na pesquisa Datafolha foram entrevistadas 2.912 pessoas entre segunda (17) e quarta-feira (19), em 181 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos.

A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-07340/2022.

Fonte: GZH

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias