Destaque

Governador Wellington Dias toma posse na Academia Piauiense de Letras

Neste sábado (19), o governador Wellington Dias se consagrou membro efetivo da Academia Piauiense de Letras (APL), o chefe do Executivo estadual foi eleito com 22 votos e agora ocupará a cadeira número 12 da instituição, que pertencia a Wilson Carvalho Gonçalves. O evento aconteceu no Centro de Convenções e contou com a presença do corpo acadêmico da APL, além de autoridades de todo estado e a família do governador.

Wellington Dias é contista e autor do livro Macambira, premiado em 1980 e publicado em 1995, que foi reeditado em 2021 pela editora Quimera, bem como dos livros “Tiradas do Tio Sinhô” (2007) e “A Melancia do Presidente” (2018). Além disso, teve vários outros contos premiados, como o “Maria Valei-me” (1984) – que recebeu menção honrosa pelo Concurso de Contos João Pinheiro, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Escreveu as peças “Reisados da Minha Terra” e “Estamos Todos Inocentes”. Foi incluído nas coletâneas “O Conto na Literatura Piauiense” (1981) e “Novos Contos Piauienses” (1984). Lançou o livro “As Tiradas de Tio Sinhô”, em junho de 2007.

Governador Wellington Dias toma posse na Academia Piauiense de Letras

Durante seu discurso, Dias destacou importantes trechos da vida de cada um dos escritores que ocuparam a cadeira número 12. Emocionado, destacou momentos da sua trajetória, sua saída de Oeiras e sua carreira política até os dias atuais.

“Eu tenho uma paixão muito grande pela cultura, gosto de escrever, tive o privilégio de publicar alguns livros e agradeço aqui aos membros da academia que me acolheram e, hoje, ao tomar posse, sei do tamanho da responsabilidade de ocupar a cadeira que tem como patrono Coelho Rodrigues, um dos maiores juristas desse país, muito respeitado por tudo que escreveu, ocupada recentemente por Wilson Gonçalves e agora me sinto estimulado a voltar a escrever e contribuir para a cultura do estado”, ressaltou o gestor estadual.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, falou sobre as obras do novo acadêmico e também sobre a trajetória política de Wellington Dias, que sempre apoiou importantes pautas culturais no estado. “A Academia tem dois momentos marcantes, um de muita tristeza, quando a gente se despede de um acadêmico, e outro de muita alegria quando a gente recebe um novo acadêmico, e é com esse sentimento de alegria que a gente recebe o escritor Wellington Dias na cadeira 12 da Academia Piauiense de Letras. É um contista, um cronista e uma pessoa que tem muito envolvimento com as pautas culturais, e como eu digo, é um escritor que a política tomou emprestado e ainda não devolveu”, enfatizou.

A deputada federal e primeira-dama, Rejane Dias, que durante a solenidade entregou o diploma de imortal para o novo acadêmico, destacou que o governador piauiense sempre gostou de escrever. “Desde quando conheci o Wellington, ele sempre gostou de escrever e ele sempre falava dos contos, das histórias, a infância dele em Paes Landim e depois em Oeiras e eu achava muito interessante, pois tem uma forma de falar e escrever que é muito engraçada. Então, é algo realmente que é característica dele. Por isso, essa noite é um momento muito importante para ele, que se torna agora um imortal da Academia Piauiense de Letras”, destacou Rejane.

Fonte: Portal R10

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias