MunicípiosDestaqueNotícias

VIII Conferência discute melhorias para Crianças e do Adolescentes em São Julião – PI; veja fotos

VIII Conferência discute melhorias para Crianças e do Adolescentes em São Julião – PI

Foi realizada nesta quarta e quinta, dias 28 e 29 de novembro, em São Julião – PI, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi organizado pela Prefeitura de São Julião – PI, na Gestão do Prefeito Dr. Jonas, através da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar.

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” o evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e tinha como objetivo mobilizar a sociedade para proteção de crianças e adolescentes.

O público alvo da conferência, segundo informou a primeira dama e secretária de Assistência Social, Késsia Ramos de Alencar, são profissionais e entidades que trabalham com esta parcela da sociedade para discutirem sobre o desenvolvimento das políticas públicas acerca da proteção e dos cuidados com as crianças e adolescentes do município.

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Julião – PI reuniu crianças e adolescentes, representantes governamentais, Conselho Tutelar e membros da sociedade civil organizada.

Ao longo dos dias de discussão, foram debatidos diversos temas e eixos temáticos ligados à “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Após a leitura a leitura do regimento interno da conferencia pela presidente do CMDCA e Secretária Municipal de Assistência Social, Kessia Ramos, houve uma apresentação cultural com crianças e adolescentes usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A primeira dama enfatizou também o empenho do prefeito Dr. Jonas em promover eventos de discussão públicas no intuito trazer para o debate representantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada.

“A Conferência é um espaço amplo, democrático, de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes voltadas às políticas públicas para a garantia de direitos da infância e juventude do município. Fico feliz em ver tamanha participação nesta plenária e reafirmo enquanto gestora do social, o compromisso da gestão em cuidar das nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária.

A secretária de Educação, Claudete Alencar, participou da conferência e representou o prefeito Dr. Jonas, ela destacou em sua fala que o encontro se faz de grande importância, visto que tem como público alvo crianças e adolescentes, onde o momento oportuniza os participantes ao privilégio da expressão. “É muito importante, pois aqui tem várias crianças presentes e assim elas podem dizer o que pensam” apontou.

A secretária afirmou ainda que a iniciativa faz parte dos planos da gestão municipal em desenvolver ocasiões de diferentes segmentos tendo como finalidade o bem-estar social. “Essa é mais uma das várias conferências que o município está realizando, onde a mesma pode trazer todos os anseios, os pensamentos da sociedade como dificuldades e tudo que tem que ser alcançado como melhorias. As crianças e adolescentes tem que ser amparadas, cuidadas e zeladas. Nosso objetivo é sempre esse, o desenvolvimento de políticas públicas que possam amparar e cuidar das nossas crianças” destacou Claudete.

Após as falas, a assistente social, Conceição Araújo, ministrou a palestra magna, onde explanou sobre os cinco eixos temáticos da Conferência à cerca da garantia dos direitos, prevenção e enfrentamento à violência, orçamento e financiamento das políticas públicas, participação social e espaços de gestão e controle das políticas públicas.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para análise e proposição de ações. Dentre as propostas apresentadas e aprovadas estão, criar estratégias de divulgação e fortalecimento dos Conselhos e demais mecanismos já existentes estabelecendo parcerias com outras políticas públicas, acesso ao esporte ao lazer para crianças adolescentes e suas famílias, realização de campanhas nas escolas com o intuito de amenizar ou extinguir os tipos de violências, as campanhas podem ser palestras, caminhadas, e outras atividades, cursos de capacitação continuada para os conselheiros tutelares para que esses possam melhor conhecer seu papel e desenvolver um bom trabalho, implementar o Fundo da Criança e do Adolescente,  dentre outros.

O pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Valdenor Xavier, também se pronunciou durante a Conferência e deixou sua mensagem. “Este tema é um desafio, porque crianças e adolescentes se envolvem muito cedo, com coisas erradas. Certamente discutir esta temática é de extrema importância para o município de São Julião. Parabéns a gestão”.

Presenças:

Além das pessoas já citadas acima, estiveram presentes no evento, o secretário de Esportes, Josean Pereira, a secretária de Cultura, Welida Ramos, o pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, pastor Valdenor, entre outros.

Veja fotos:

Texto: Iago Sousa/ Cidades na Net
Fotos: Jeremias Carvalho

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias