DestaqueMunicípiosSão Julião

Wellington Dias só perdeu em São Julião e mais 7 cidades do Piauí; veja os números

Wellington Dias só perdeu em São Julião e mais 7 cidades do Piauí

55,65% dos piauienses elegeram o atual governador Wellington Dias (PT) para o seu quarto mandato. Recebeu quase 1 milhão de votos. Para ser mais preciso: 966.469, de acordo com a apuração final divulgada nesta segunda-feira (08/10). O petista ganhou a eleição em primeiro turno pela quarta vez e venceu em 216 municípios os adversários.

Apenas em 8 cidades piauienses Wellington Dias não venceu. São elas: Lagoa do Sítio, Palmeira do Piauí, Olho D’Água do Piauí, Barro Duro (estas quatro vencidas pelo deputado estadual Dr. Pessoa, do Solidariedade), Francisco Santos, Porto Alegre do Piauí, Santo Inácio do Piauí e São Julião (estas outras quatro tiveram como vencedor Luciano Nunes, do PSDB).

A reportagem do OitoMeia foi atrás de entender o que levou a essas oscilações no caso da não vitória de W.Dias nessas cidades. Teve até caso de prefeito filiado ao PT, partido do governador, que não quis votar nele e preferiu declinar apoio a um candidato do partido que é considerado o maior rival, o PSDB. Confira:

VITÓRIA DE LUCIANO (PSDB)
1 – FRANCISCO SANTOS
A cidade de Francisco Santos fica localizada a 364 km ao Sul do Piauí e é liderada por um petista. O prefeito Luis José daquela cidade é filiado ao PT e declarou apoio ao candidato Luciano Nunes no início de setembro. À época, o prefeito afirmou que não estava satisfeito com a saúde oferecida pelo Estado. Naquela cidade, Luciano foi o candidato mais bem votado. O tucano conquistou 53,43% dos votos da Francisco Santos. Já Wellington Dias teve pouco mais de 36% e Pessoa 7,36%.

Confira:

Gráfico G1.com

2 – PORTO ALEGRE DO PIAUÍ
Outra cidade em que Luciano Nunes venceu o petista no pleito de 2018 foi em Porto Alegre do Piauí, cidade a 258 km de Teresina. O prefeito Márcio Neiva, filiado ao MDB, partido da base governista, procurou o candidato em agosto para declarar apoio ao tucano. Naquele município, Luciano conquistou 62,74% dos votos, contra 34,52% de votos a Wellington Dias. Pessoa ficou com apenas 1,30% dos votos daquela cidade.

Confira:

Gráfico G1. com

3 – SANTO INÁCIO DO PIAUÍ
A cidade de Santo Inácio do Piauí é liderada por um político, o prefeito Tairo Mesquita, de oposição filiado ao PSB, partido do ex-governador e candidato derrotado ao Senado Federal Wilson Martins. Nesta cidade Luciano também venceu o petista. Foram 53,15% dos votos válidos direcionados ao tucano naquela região e 36,14% ao petista. Já Pessoa somou 9,78% dos votos.

Confira:

4 – SÃO JULIÃO
O candidato Luciano Nunes também venceu na cidade de São Julião. A administração do prefeito Dr. Jonas Alencar (PSB) através do trabalho e compromisso com o povo sãojuliãoense, obteve uma maioria inédita de 371 votos contra  Wellington Dias. Com esse resultado Luciano conquistou 51,03% dos votos, Wellington Dias 41,68% e Pessoa 6,33%.

Confira:

VITÓRIA DE PESSOA (SOLIDARIEDADE)
1 – BARRO DURO 

Dr Deustede é o prefeito de Barro Duro e é filiado ao PSB, sigla de oposição ligada ao ex-governador Wilson Martins. Apesar disso, o candidato ao Governo do Piauí indicado por ele foi o terceiro mais bem votado no domingo (07/10). O primeiro colocado, derrotando o petista Wellington Dias, foi o Pessoa que teve pouco mais que 46,60% dos votos contra 46,54% de Dias. Já Luciano Nunes somou apenas 3,85% dos votos válidos.

Confira:

2 – LAGOA DO SÍTIO
O prefeito Antonio Ditoso de Lagoa do Sítio, cidade a 242 km de Teresina, é filiado ao Partido dos Trabalhares. Apesar de ser uma cidade liderada por um petista, o fato não foi suficiente para Wellington Dias vencer naquela região. O candidato que somou a maior quantidade de votos na cidade foi Pessoa com 53,39% dos votos. Wellington Dias teve 41,01% e Luciano obteve 4,28%.

Confira:

3 – OLHO D’ÁGUA DO PIAUÍ
O prefeito de Olho D’Água do Piauí, Dr. Antonio Francisco Santos também é ligado ao PSB, mas não conseguiu votos suficientes para o candidato ao Governo pela coligação a que pertencia chegar a mais de 1% das intenções de voto. Na cidade o candidato mais votado foi o do Solidariedade, Dr Pessoa com 61,02% dos votos. Atrás dele está o petista Wellington Dias com 36,59% e Fábio Sérvio do PSL com 1,23%.

Confira:

4 – PALMEIRA DO PIAUÍ
O prefeito de Palmeira do Piauí, João da Cruz é ligado ao PTB, sigla que faz parte da base governista. Contudo, a cidade destinou mais votos ao candidato da oposição Pessoa, que somou um total de 55,15% naquela região. Já o petista Wellington Dias teve 31,81% e Luciano Nunes 10,26%.

Confira:

VITÓRIA DE WELLINGTON DIAS (PT)
O petista Wellington Dias venceu nos outros 216 municípios piauienses. Em cidades, inclusive, que são lideradas pela oposição. Como é o caso de Parnaíba, município do litoral piauiense, que é gerida por Mão Santa, prefeito daquela região que é filiado ao partido de Dr Pessoas, o Solidariedade, mas que preferiu apoiar o candidato tucano Luciano Nunes, ao indicar a filha como vice-governadora na chapa de Luciano. Apesar de ter o apoio de Mão Santa, o tucano foi o segundo mais votado. Perdendo para Wellington Dias.

Confira:

Fonte: Oito Meia 
Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias