Pio IX

Prefeitura de Pio IX realiza evento alusivo ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia

Prefeitura de Pio IX realiza evento alusivo ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Fibromialgia

A Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta quinta-feira, 12 de maio, um evento alusivo ao 12 de maio, Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. O evento contou com momento de oração e agradecimentos, e também com uma homenagem à Bartira de Alencar, falecida há algumas semanas, que fazia parte do grupo de mulheres acometidas pela doença.

Em sua fala, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Fernanda Noronha, destacou sobre a criação e o acompanhamento do grupo de pessoas portadoras da síndrome no município de Pio IX.

Secretária de Assistência Social e Cidadania, Fernanda Noronha

“Me sinto realizada em poder estar unida ao grupo de fibromialgia, dando todo suporte que está ao meu alcance. Abracei a causa juntamente com minhas colegas de trabalho, recrutamos pessoas que também se doaram e hoje posso dizer que somos uma família. Quero que se sintam acolhidos no grupo, pois acredito que o acolhimento é essencial para quem sofre de fibromialgia”, ressaltou a secretária.

A Psicóloga do CRAS, Islândia Santos, disse que é preciso estar atento aos distúrbios, sejam psicológicos ou físicos provocados pela Fibromialgia.

Psicóloga do CRAS, Islândia Santos

“É de extrema importância entendermos o elo entre a Fibromialgia e os Distúrbios Psíquicos, pois o diagnóstico afeta de maneira significativa a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes comprometendo tanto o aspecto físico, quanto mental. A presença concomitante de distúrbios psíquicos provoca maiores limitações funcionais, afetando ainda mais negativamente a qualidade de vida das pessoas portadora da síndrome, em todas as suas dimensões, profissional, social, afetiva, emocional e familiar”, explicou a profissional.

A professora e psicopedagoga, Paula Gonçalves, informou que foi uma das pioneiras a lutar pelos direitos das mulheres que sofrem com a síndrome em Pio IX.

professora e psicopedagoga, Paula Gonçalves

“Fui uma das fundadoras do grupo de fibromialgia e luto diariamente por nossos direitos previsto na lei. Não podemos nos calar! A dor de um (a) é a dor todos! Fibromialgia é real”, relatou.

Sobre a Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome de caráter crônico e etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética que afeta várias áreas do corpo. É uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor e acomete 2% da população mundial, sendo mais frequente em mulheres. Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia (FM) não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. O que sabemos é que a pessoa que tem FM possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Desta maneira, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.

Os sintomas são muito variáveis, em aparecimento e intensidade, entretanto alguns critérios de diagnóstico podem auxiliar na suspeição clínica: dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo; presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos); alteração do sono e fadiga; quadro de depressão ou ansiedade; alterações do hábito intestinal; e alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.O tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias