DestaqueEducação

Estudante de escola pública do Sertão é 1º lugar de medicina na USP

Maria Clara Lira terminou o ensino médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus de Cajazeiras.

A adolescente Maria Clara Lira, de 17 anos, que mora em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, foi selecionada em primeiro lugar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (17). A estudante diz que o resultado mostra a capacidade da Paraíba de formar seus cidadãos. Maria Clara é sobrinha dos atores Nanego Lira – que interpreta Padre Zezo na novela ‘Mar do Sertão’ – e Buda Lira.

“Sabemos que as pessoas acreditam que no Nordeste não temos educação e instrução, mas isso mostra ao contrário, tenho orgulho de mostrar o quanto a Paraíba é capaz de formar seus cidadãos”, disse.

Estudante de escola pública do Sertão é 1º lugar de medicina na USP
Estudante de escola pública do Sertão é 1º lugar de medicina na USP

Filha de mãe pedagoga e pai aposentado, Maria Clara cursou o ensino médio em escola pública. Ela era aluna do curso técnico de informática, integrado ao ensino médio, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras.

A Universidade de São Paulo utiliza as notas do Enem, mas tem um sistema de seleção próprio, o Enem-USP, ao invés do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Maria Clara relatou que não acreditava muito que conseguiria ser aprovada no processo seletivo.

“Eu fiz a inscrição na mentalidade de que ‘o não eu já tenho’ Acabou que deu certo! Já me emocionei muito hoje com isso”, relatou.

Rotina de estudos

Maria Clara iniciou o ensino médio em 2020, ano em que teve início a pandemia da Covid-19. Sem sair de casa, por causa do isolamento social, e com as aulas na modalidade online, a estudante passava a maior parte do dia no quarto, estudando.

Quando terminava a aula da escola, ela tirava um intervalo para o almoço e depois focava na preparação para o Enem. À noite, a estudante ainda reservava pelo menos duas horas para estudar um pouco mais.

“Começava por volta das 8h da manhã, fazia uma pausa para o almoço, às 11h mais ou menos, voltava a estudar pela tarde, às 13h e ia até umas 17h. Aí eu fazia mais uma pausa e, geralmente, voltava a estudar mais 2 ou 3 horas de noite”, conta.

Em março de 2022, a paraibana já havia estudado todo o assunto do ensino médio, por meio de livros didáticos e aulas na internet. Então, os meses seguintes foram utilizados para revisar.

“Em 2022, meu principal foco era revisar. Então eu fiz muitas questões e muitos simulados e provas antigas do Enem. Acho que foi o principal ponto da minha preparação. Eu fazia os simulados na hora que o Enem aconteceria de tarde, sem consultar material, tentava simular bem, e foi muito importante corrigi-los e anotar meus erros para depois revisar”.

Dedicação e apoio familiar

Ao ser questionada sobre um conselho que daria para estudantes que estão se preparando para o Enem em 2023, Maria Clara falou sobre a importância da dedicação e do apoio familiar para superar obstáculos e insegurança.

“Existem muitos obstáculos que nos separam dos nossos sonhos, desde problemas financeiros até a pressão e a insegurança que todos os vestibulandos sentem, mas com dedicação e com o apoio das pessoas ao seu redor (familiares, amigos, professores…) é possível superá-los”, orientou a estudante.

A paraibana conta que teve muito apoio da família, inclusive do tio Nanego Lira. “Agradeço imensamente a minha mãe e ao meu pai, aos meus irmãos e aos demais familiares e amigos, que foram minha rede de apoio. Inclusive, teve até oração do Padre Zezo para a aprovação, risos”, revela.

Fonte: Via Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias