Destaque

Golpistas usam Inteligência Artificial para clonar voz e pedir pix; saiba como se proteger!

Bandidos usaram voz igual à original para pedir dinheiro a parentes da vítima

Mensagem de texto pedindo dinheiro emprestado, falso sequestro de familiar e clonagem de WhatsApp fingindo ser um amigo conhecido, os golpes virtuais são inúmeros. Mas, a criatividade e audácia dos bandidos não são limitadas. Agora, eles utilizam a inteligência artificial para copiar sua voz e enganar seus conhecidos pedindo dinheiro.

O golpe foi relatado pelo influenciador digital Dario Centurione, do Almanaque SOS. Ele contou em suas redes sociais que sua voz foi clonada por golpistas, que entraram em contato com o pai dele para pedir um pix no valor de R$ 600,00. O valor foi depositado pelo pai do influenciador, pois, com a voz parecida com a do filho, ficava difícil acreditar que se tratava de mais um golpe.

Golpistas utilizam recursos para copiar áudios na internet – Foto: hippopx.com/Creative Commons – CC0/Public Domain / Flipar

Como isso é possível?

Segundo o especialista e doutor em comunicação Henrique Pereira, vozes que estão muito presentes na internet estão mais suscetíveis a este golpe. Basicamente, o golpista faz o download do áudio de um vídeo e utiliza ferramentas para manipular áudios e simular determinadas vozes.

Estes recursos são geralmente associados ao deepfake, que recria vozes e imagens de pessoas na web. Com a captação das vozes, é possível escrever frases, que serão gravadas com a voz clonada.

Como se proteger?

Uma das dicas é: crie uma senha de segurança com seus familiares e amigos. Funciona assim, avise seus pais, por exemplo, que caso você entre em contato pedindo um empréstimo, eles devem perguntar a palavra de segurança, para confirmar que é você mesmo.

Além disso, entrar em contato com a pessoa via ligação ou chamada de vídeo também podem ser alternativas para verificar o pedido de dinheiro. Desconfie sempre de pedidos urgentes, prática comumente usada pelos golpistas para alarmar a vítima e conseguir a transferência bancária com mais agilidade.

Fonte: Terra

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo