Destaque

Laboratório indica previsão de seca para o Nordeste em 2025

A pré-estação chuvosa no Nordeste brasileiro ocorre no período de dezembro a janeiro. Mas de acordo com a previsão climática do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), este ano, essas chuvas podem ficar abaixo da média na porção norte da região.

O pesquisador Humberto Barbosa, fundador do Laboratório Lapis, alerta que o Nordeste brasileiro corre risco de enfrentar uma grande seca, a partir de 2025. Os níveis de seca aumentam à medida que a região se aproxima da pré-estação chuvosa, depois de uma primavera de calor recorde.

Foto: Reprodução

Todavia, a ocorrência de Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCAN’s)fenômenos pouco previsíveis e comuns durante a pré-estação do Nordeste, podem minimizar a situação.

A previsão do Laboratório Lapis é feita com base nas atuais condições observadas nos oceanos e da atmosfera. Mas esses sistemas são dinâmicos, de modo que qualquer mudança identificada, será feita a atualização da previsão.

Desde junho deste ano, a estiagem se agrava na região, com falta de chuva e altas temperaturas. Um fator agravante tem sido a seca-relâmpago, uma nova tipologia de seca, que se tornou comum com a mudança climática. É um evento climático extremo de curta duração, com baixa precipitação e aumento da evaporação, impulsionado pelas altas temperaturas. Essa condição resseca rapidamente os solos.

Fonte: Letras Ambientais

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo