Municípios

No período chuvoso, mosquitos borrachudos causam desconforto a agricultores no Piauí; saiba como se proteger

Com o período chuvoso, além da fartura que surge no interior do Piauí aparece também a proliferação de toda sorte de insetos. Um destes insetos que tem infernizado os agricultores é o borrachudo.

Os borrachudos são pequenos insetos, com tamanho de 1 a 4 milímetros, que se cria em águas em movimento. Suas picadas podem causar desconforto e alergias. O mosquito borrachudo na nossa região não transmite doenças, apenas causa desconforto e irritações em pessoas que têm alergia à picada.

“Fui passar uns dias na casa de meus pais na zona rural, mas não aguentei as picadas de borrachudos e voltei logo pra cidade”, disse o estudante sãojuliãoense, João Brito.

Picadas do borrachudo – Foto: Reprodução

Onde nascem os Borrachudos

Segundo a Embrapa, para nascer e crescer, os borrachudos precisam de água em movimento, ou seja, de água corrente. A fêmea põe seus ovos fixando-os em qualquer coisa que esteja dentro da água, como pedras, capim, madeira, plástico ou latas. Dos ovos nascem, em quatro dias, os filhotes que são chamados de “larvas”.

Essas larvas se alimentam até os seus 21 dias de vida, de restos orgânicos dissolvidos na água, tais como esterco, fezes humanas, restos de cozinha e de vegetais. Depois disso, elas tecem um casulo, e, dentro dele, transformam-se em “pupas”. Em cinco dias, já na “forma adulta”, os borrachudos saem da água com a ajuda de uma bolha de ar.

Ciclo de vida do borrachudo – Foto: Reprodução

Apenas as fêmeas picam

E você sabia que somente os borrachudos fêmeas se alimentam de sangue? É que o sangue ajuda no desenvolvimento dos ovos. Os machos alimentam-se de néctares de flores e de seivas das plantas.

Como controlar o borrachudo

Não lance, em riachos e rios, esterco, fezes humanas e água usada de cozinha. Mantenha riachos e rios livres de qualquer lixo. Retire, ou peça a algum adulto que retire deles, galhos, troncos e outros entulhos que tenham caído na água.

Proteja as matas das margens de riachos e de rios; pois elas abrigam pássaros e insetos que se alimentam dos borrachudos. Refloreste onde já foi desmatado. Faça compostagem: enterre ou queime carcaças de animais e restos de parição. Preserve os inimigos naturais dos borrachudos, como, por exemplo, os peixes, os sapos e as libélulas.

Picada do borrachudo provoca coceira e inflamação – Foto: Reprodução

Proteja-se contra o borrachudo

“Quando saio para apanhar feijão eu cubro todo o corpo com calça e camisa de mangas compridas, e nas partes descobertas eu passo um pouco de “doutorzinho” que espantam eles por um pouco de tempo”, disse o agricultor de Pio IX, Milton Adilão, à redação do Portal É Notícias.

Apenas a fêmea do borrachudo se alimenta de sangue

De fato as dicas de proteção, são estas:

Prefira as roupas de algodão fino e de mangas compridas.

Use telas de proteção em portas e janelas da casa.

Use repelentes, ou cremes perfumados, nas partes descobertas do corpo, como as mãos, as pernas e os pés.

No período chuvoso, mosquitos borrachudos causam desconforto a agricultores no Piauí
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias