Destaque

Dono de funerária prevê de 500 a 700 mortes por Coronavírus durante abril no Piauí

Dono de funerária prevê de 500 a 700 mortes por Coronavírus durante abril no Piauí
“Por onde esse vírus passou deixou um rastro de morte. Não estamos falando de mais uma gripe e sim, de uma ameaça de morte sob os nossos pais, amigos e mães”, foi esse o tom do discurso do prefeito de Teresina, Firmino Filho, ao decretar medidas mais duras para evitar aglomeração desnecessária de pessoas nas ruas da cidade quando suspendeu boa parte das atividades administrativas e econômicas da capital em mais um esforço para conter a disseminação do Covid 19. O Piauí tem até o momento seis casos que testaram positivo para o Coronavírus, todos em Teresina.
Se o decreto municipal e o discurso do gestor foram carregados, o prefeito não exagerou em sua preocupação e iniciativa. De quinta para sexta-feira (20),  a Itália registrou 793 óbitos, tendo o Exército que auxiliar na remoção dos corpos.
Reportagem publicada pelo Correio Braziliense nesta segunda-feira (23) mostra que uma funerária de Belo Horizonte recebeu 73 cadáveres entre a sexta-feira (20/3) e a noite de domingo (22/3). De acordo com laudo cadavérico, pelo menos 23 corpos tiveram como causa da morte problemas respiratórios graves, como “insuficiência respiratória aguda”, “pneumonia crônica” e “pneumonia aspirativa”, sintomas do novo coronavírus. No entanto, dados do governo não citam mortos por Covid-19 no estado.
Em menor escala, a situação se repete em Teresina. O Piauihoje.com entrevistou o proprietário da Funerária Lótus e do cemitério Recanto da Saudade, identificado pelas iniciais R.T.F. O empresário informou que sua empresa viu aumentar na última semana os casos de óbitos por insuficiência respiratória e pneumonia. Enquanto a empresa recebeu um óbito em fevereiro por insuficiência respiratória, os primeiros 20 dias de março registraram 14 entradas por insuficiência e pneumonia.
Para R.T.F, as notificações e confirmações para Covid 19 no Piauí estão sendo minimizadas. Ele faz uma previsão desanimadora de que no próximo mês o estado tenha de 800 a mil mortes por Coronavírus.
R.T.F. afirma ainda que já solicitou um carregamento de caixões para sua empresa, que deve chegar à capital na próxima quarta-feira (25) e mesmo com isso, mostrou-se duvidoso quanto à capacidade da firma atender a demanda que virá.
A seguir a entrevista completa com o empresário.clique aqui
Fonte: Portal Parnáiba Imforma/Piauí Hoje
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias