MunicípiosPiauí

Moradores se surpreendem com ‘gelo’ em galhos de árvore em cidade do Piauí

Uma situação inusitada assustou dona Jesus Ferreira, moradora de um sítio na Santa Tereza, povoado na zona rural Leste de Teresina. O aparecimento de uma substância branca, que pinga um líquido transparente, no alto de uma árvore, aguçou a curiosidade das pessoas, que acreditavam que os galhos da árvore tinham congelado.

Dona Jesus contou que pela manhã, logo cedo, foi colocar comida para as galinhas e viu os animais alvoroçados, correndo de um lado para o outro e o chão molhado. Quando ela olhou para cima, viu a substância branca em alguns galhos da árvore, ficou com medo e correu para dentro de casa.

O filho de dona Jesus, o empresário Eliaque Ferreira, esteve no local e disse que esse fenômeno apareceu na manhã de quarta-feira (13) e que às 15h a substância continuava intacta e pingando.

“Eu acho que é gelo e bem duro. É estranho porque minha mãe disse que essa noite não fez frio, essa época é mais de ventos e mesmo assim está ali intacto, parece bem duro, concentrado e pingando lentamente, mesmo em um sol de 40 graus”, afirmou o empresário.

Substância em árvore causa curiosidade nos moradores em povoado de Teresina — Foto: Reprodução video
Substância em árvore causa curiosidade nos moradores em povoado de Teresina — Foto: Reprodução video

Geógrafo explica o fenômeno

O professor de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lucas Almeida, analisou as imagens e disse ter ficado intrigado com os vídeos, mas pesquisando sobre o assunto percebeu que não era uma geada porque a temperatura não é propícia para isso.

Eu confesso que fiquei bastante intrigado com o que estava vendo nos vídeos. É uma coisa que chama muita atenção. Eu pensei que poderia ser alguma espécie de geada, talvez tivesse acontecido. Porque a geada é o congelamento do orvalho, que é aquele vaporzinho de água na atmosfera. Mas só que não era uma geada porque nessa região nós sabemos que a temperatura não é propícia pra que ocorra, obviamente”, explicou.

Lucas então destacou que na verdade a substância é espuma criada por alguns insetos para proteger suas larvas depois que nascem.

“Isso aí na verdade é uma espécie de espuma que é criada por insetos, como cigarras por exemplo, que depositam seus ovos nessas árvores e criam uma espécie de espuma para proteger esses ovos de alguns predadores. E essa espuma lembra muito o gelo e vez ou outra ela fica pingando como se fosse um gelo derretendo mesmo. Foi isso que eu consegui concluir e verificando bem detalhadamente as imagens foi isso também que eu verifiquei que de fato, que seja essa espuma provocada por insetos nessas árvores. Isso não é gelo e não está muito relacionado com gelo”, afirmou o professor de Geografia.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias