Arco-íris duplo raro é registrado no Piauí e IMPRESSIONA; especialista explica fenômeno
Um arco-íris duplo coloriu o céu de Teresina na tarde desta terça-feira (31). O fenômeno, que é considerado raro, pôde ser visto em vários pontos da cidade.
O arco-íris é um fenômeno óptico, ou seja, um fenômeno fotometeoro que se forma a partir da relação entre a luz do sol e minúsculas gotas d’água em suspensão no céu.
“A luz do sol é a luz branca, mas, dentro dela, estão todas as cores ou todos os espectros como nós chamamos. Quando a luz branca do sol atravessa as minúsculas gotas d’água em suspensão no céu, essa luz ela é dividida, é fracionada, sofre uma refração. E aí ela libera espera todos os aspectos de cores, formando o que nós chamamos de arco-íris”, explicou o climatologista Werton Costa.
Segundo o especialista, o arco-íris duplo se forma quando a luz do sol é fracionada duas vezes.
“Acontece quando as gotas de água que estão em suspensão, e que vão fazer a refração da luz, são maiores do que a média. São gotas grandes. E isso faz com que o processo seja repetido. Daí, aparece o arco-íris muito mais forte, muito mais vistoso e, ao fundo, um arco-íris mais tênue, mais fraco”, disse Werton.
O climatologista explicou ainda que um dos arcos possui a ordem das cores inversas ao primeiro.
“O segundo arco-íris apresenta a ordem das cores invertida em relação ao primeiro. Então, podemos perceber nitidamente que o duplo arco-íris é raro e é formado por uma fragmentação dupla da luz por gotas maiores. O segundo arco é o contrário do primeiro na das cores”, comentou.
Fonte: g1