Câmara de São Julião discute sobre precatórios do Fundef durante Sessão Ordinária
A Câmara de Vereadores de São Julião – PI, que tem como presidente o Vereador Edisaldo de Carvalho Rocha (PSB) realizou nesta sexta-feira, 21 de maio, mais uma Sessão Ordinária. De forma remota (On-line) como forma de prevenção ao novo coronavírus, a referida sessão pautou sobre a liberação de recursos dos precatórios Fundef.
As discussões sobre o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) voltaram a ser pauta em todo o Brasil após a Câmara dos Deputados derrubar o veto 48/2020 do presidente Jair Bolsonaro que impedia a distribuição dos recursos de pelo menos 60% para os professores.

A Sessão Ordinária On-line contou com a presença dos nove vereadores que compõem a Câmara Municipal de São Julião – PI e também com representantes dos professores juntamente com o assessor jurídico da categoria, Dr. Nikácio Leal.
Ao longo das discussões, ficou explicado que o próximo passo nas resoluções do imbróglio que emperra o pagamento dos precatórios aos professores de São Julião – PI será a construção de um Plano de Aplicação destes recursos.

“No caso de São Julião, os recursos estão já, inclusive, bloqueados e estão parados por uma questão de corrigir um novo Plano de Aplicação, ou seja, nós estamos no lugar certo, que é rediscutir o Plano de Aplicação para que sejam liberados esses recursos”, explicou durante sua fala, o advogado da categoria.
Para o presidente Edisaldo Rocha, o desejo do legislativo sãojuliãoense e da atual gestão é de que os professores de São Julião recebam o montante que lhes são de direito. No entanto, se faz necessário, uma discussão mais aprofundada e com a participação dos demais poderes e segmentos.

“Vamos chegar a um consenso, os nove vereadores, juntamente, ouvindo os representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo e dos representantes que são os interessados. Não tem nenhum vereador que não seja favorável aos professores. Todos nós somos favoráveis. Aqui é uma coisa que não tem oposição e não tem situação, o interesse é coletivo. O interesse é de todos os professores”, pontuou o presidente.
Os demais vereadores ao fazerem uso da palavra, sinalizaram que são a favor dos repasses dos recursos à classe dos professores.

Os professores presentes à sessão também fizeram uso da palavra e conforme as discussões foram avançando, ficou acordada uma nova reunião, desta vez presencial e com a presença de mais representantes para a construção do plano de aplicação.
Segundo o presidente Edisaldo Carvalho da Rocha, a reunião presencial seguindo todos os protocolos das autoridades sanitárias está prevista para a próxima sexta-feira, dia 28 de maio, às 08h, na sede da Câmara de Vereadores de São Julião – PI.
Veja as imagens: