DestaqueMunicípios

Ministério da Integração reconhece Alagoinha e mais 44 municípios do Piauí em emergência por estiagem; veja lista!

Ministério da Integração reconhece 45 municípios do Piauí em emergência por estiagem
Ministério da Integração reconhece 45 municípios do Piauí em emergência por estiagem

Dados atualizados do Ministério da Integração Nacional mostram que em 2017 já há decretos de emergência vigentes em 45 municípios piauienses por conta da estiagem; em comparação com os demais entes federativos, o Piauí é o oitavo em reconhecimentos, atrás apenas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Apesar das chuvas ocorridas nas últimas semanas, a situação em muitos municípios ainda é considerada ‘grave’, assim com a situação emergencial referendada pela União, os entes podem receber auxílio na condução de ações de convivência com a estiagem, focadas na minimização dos efeitos negativos sob a população, garantindo o acesso à água. Em todo o Brasil, há 995 decretos em vigência, sendo que 807 por conta da seca/estiagem e 117 atribuídos a chuvas, o que nesse caso inclui-se deslizamentos, inundações, enxurradas, alagamentos. Já 71 decretos são justificados por outras ocorrências, como por exemplo, doenças infecciosas virais.

A maioria dos reconhecimentos em solo piauiense se estendem até o início do segundo semestre, nesse sentido, caso não haja avanços, os gestores municipais poderão atualizar o decreto. Atualmente, as cidades em emergência no Piauí, são: Uruçuí, Coivaras, Bela Vista do Piauí, Padre Marcos, Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Queimada Nova, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Massapê do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Pio IX, Campo Alegre do Fidalgo, Guaribas, Fronteiras, dentre outros.

Meio Norte

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar